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Bioenergética / Meditação

Yoga segundo Pantajili é Chitta vritti Nirodha ( a paragem das flutuações e imperfeições da mente). Neste sentido para além das aulas de asana apresentadas na academia propomos para quer ir mais fundo e evoluir no seu sadhana (prática de aperfeiçoamento espiritual) aulas de bioenergética e meditação. Estas aulas terão como foque todas as outras praticas (angas) do yoga para alèm do mero físico. Pretendemos estudar e praticar; alimentação, filosofia advaita vedanta, pujas, kriyas, pranayama, mantras, japa, concentração e meditação.
Estas técnicas tem como objectivo criar uma conexão mais intima connosco próprios, levando o praticante ao estado de equilibro físico, emocional e mental aproximando o praticante do estado de Yoga.

A meditação é, nos dias de hoje, claramente entendida como uma poderosa abordagem que qualquer pessoa pode usufruir para se auto-ajudar a lidar com problemas de saúde, stress e ansiedade. A meditação ajuda a tomar consciência dos padrões de pensamento negativos e ajuda disciplinar a mente, amplificando a contemplação e reflexão. A meditação pode ser considerada uma fonte de sabedoria e cura interior.

Benefícios da meditação

Infelizmente a maioria das pessoas mantém-se completamente desinformadas sobre o verdadeiro significado da meditação e desconhecem os poderosos benefícios físicos e mentais que a meditação pode ter quando praticada com regularidade. A meditação contribui para a libertação da negatividade o que ajuda a pessoa a manter uma pele sempre jovem e uma aparência jovem. A meditação pode ajudar a melhorar o humor e consequentemente ajudar na cura da depressão pela auto-responsabilização e pela auto-observação.

Principios básicos da meditação:

Concentração é essencial para acalmar a mente na meditação

Centrar a atenção na respiração

Tranquilizar e libertar o ruídos dos pensamentos e dos sentimentos.

O propósito da meditação é simplesmente o de cultivar a calma.

Tornar conscientes e libertar os “filmes” que criamos, diariamente, na nossa cabeça.

Aprender a não deixar que o passado contamine o nosso presente e deixe de limitar o nosso futuro.

Ajuda a percepcionar verdadeiramente as nossas emoções sem as analisarmos, condenarmos ou explicarmos – notando, simplesmente, como estamos.

As nossas aulas (1)

  • Quinta

    20.40 - 21.30

    prof. Jorge Turiyananda

A prática diária deste notar torna-nos mais conscientes dos nossos sentimentos, pensamentos e acções, criando a oportunidade de mudarmos intencionalmente as nossas respostas emocionais e os nossos padrões mentais.

Meditação pode ser vista por diferentes perspectivas e filosofias de vida, existem variadíssimos tipos de práticas de meditação bastante distintas e com diferentes fins. No entanto as diferentes filosofias mantém os princípios básicos da meditação que são a tranquilização do pensamento, reflexão, relaxamento e contemplação.Além de obter a sensação de bem-estar da mente, a meditação pode aumentar a imunidade do organismo.

Quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com o stress. Isso acontece porque durante a prática da meditação a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem a sua ação intensificada.

O cérebro fica globalmente mais irrigado, aumentando a coerência e sincronia eletro-encefalográfica. Há ainda o aumento da concentração de dopamina, norepinefrina e serotonina (neurotransmissores), o que explica o aumento da sensação de prazer, motivação e energia após a prática da meditação transcendental. Também há uma redução dos hormônios do stress.

Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica destacam-se:

Redução do stress e ansiedade

Aumento de satisfação e melhor desempenho no ambiente de trabalho

Diminuição de insónias e depressão

Estímulo da criatividade, inteligência e memória

Fortalecimento do sistema nervoso e imunológico.

Redução da pressão arterial e de dores de cabeça

Diminuição do consumo do tabaco, do álcool e de drogas ilícitas.

Redução da dor crónica

Nos tempos em que vivemos “correndo”, meditar é mais que um bom caminho, é essencial para aprendermos a “correr” com qualidade e sabedoria…

As pesquisas provam a sua eficácia e como prática milenar não faz parte de modismos passageiros. Não há contra indicação.

Portanto, não hesite!

Medite.