
Benefícios da meditação
Infelizmente a maioria das pessoas mantém-se completamente desinformadas sobre o verdadeiro significado da meditação e desconhecem os poderosos benefícios físicos e mentais que a meditação pode ter quando praticada com regularidade.
A meditação contribui para a libertação da negatividade o que ajuda a pessoa a manter uma pele sempre jovem e uma aparência jovem. A meditação pode ajudar a melhorar o humor e consequentemente ajudar na cura da depressão pela auto-responsabilização e pela auto-observação.

Princípios básicos da meditação:
- Concentração é essencial para acalmar a mente na meditação
- Centrar a atenção na respiração
- Tranquilizar e libertar o ruídos dos pensamentos e dos sentimentos.
- O propósito da meditação é simplesmente o de cultivar a calma.
- Tornar conscientes e libertar os “filmes” que criamos, diariamente, na nossa cabeça.
- Aprender a não deixar que o passado contamine o nosso presente e deixe de limitar o nosso futuro.
- Ajuda a percepcionar verdadeiramente as nossas emoções sem as analisarmos, condenarmos ou explicarmos – notando, simplesmente, como estamos.

Benefícios da meditação
A prática diária deste notar torna-nos mais conscientes dos nossos sentimentos, pensamentos e ações, criando a oportunidade de mudarmos intencionalmente as nossas respostas emocionais e os nossos padrões mentais.
Meditação pode ser vista por diferentes perspetivas e filosofias de vida, existem variadíssimos tipos de práticas de meditação bastante distintas e com diferentes fins. No entanto, as diferentes filosofias mantém os princípios básicos da meditação que são a tranquilização do pensamento, reflexão, relaxamento e contemplação. Além de obter a sensação de bem-estar da mente, a meditação pode aumentar a imunidade do organismo.
Quem medita tem as defesas do organismo ampliadas e consegue lidar melhor com o stress. Isso acontece porque durante a prática da meditação a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem a sua ação intensificada.
O cérebro fica globalmente mais irrigado, aumentando a coerência e sincronia eletro-encefalográfica. Há ainda o aumento da concentração de dopamina, norepinefrina e serotonina (neurotransmissores), o que explica o aumento da sensação de prazer, motivação e energia após a prática da meditação transcendental. Também há uma redução dos hormônios do stress.
Dentre as vantagens que surgem da prática regular da técnica destacam-se:



