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Hot Yoga

O QUE É O HOT YOGA?

Este tipo de yoga é relativamente recente em Portugal, mas já existe há vários anos nos Estados Unidos da América e noutros países Europeus.

O HOT YOGA é uma prática intensa e mais física que o Yoga tradicional, desafiando os praticantes com variantes de Asanas trabalhadas de uma forma mais consciente, por solicitar a activação de certos grupos musculares através de alinhamentos que também levem a uma prática bem mais segura.

O HOT YOGA é feito numa sala aquecida a uma temperatura entre 38 a 40º C, com uma humidade de 40.

Sendo dos únicos espaços preparados para que a prática seja feita de uma forma segura, somos dotados de uma sala especial para este efeito, pois o aquecimento da sala não pode ser feito ao acaso, temos um sistema de caldeira completamente equipado e preparado exclusivamente para a prática do Hot Yoga para que o mesmo seja feito de forma saudável sem efeitos nocivos para a saúde.

O QUE DIFERENCIA O HOT YOGA DO YOGA TRADICIONAL ?

A temperatura não é o único aspecto que diferencia o hot yoga do estilo clássico. As aulas duram 90 minutos em vez dos habituais 60, é um estilo mais vigoroso e foi pensado para pessoas muito activas. Muitas das posturas do yoga clássico (asanas) foram transpostas para o Hot Yoga, o que muda essencialmente é a sequência como são feitas, a aula é estruturada e reparte-se entre posturas sentadas, de pé e invertidas, técnicas de respiração e termina com um período de relaxamento.
Como terapia holística, o yoga garante a quem o pratica benefícios físicos, mentais e espirituais e o hot yoga não é excepção a esta regra. Neste caso, temos ainda a mais-valia do ambiente quente e húmido, que ajuda a prevenir lesões osteomusculares e a recuperar os tecidos ósseos quando já há lesões. Reestrutura o corpo de dentro para fora regenerando cada célula, tecido, órgão, veia, músculo, tendão, ligamento e articulação.

O calor aquece os músculos e torna possível aprofundar a prática, mantendo-nos seguros com o mínimo risco de lesões. As pessoas com problemas respiratórios, ASMA, ALERGIAS, RINITES e SINUSITES também costumam apresentar melhorias no seu estado clínico, pois passam a ter uma maior consciencialização do acto de respirar.
Reforça a determinação, dinamismo, ambição, paciência, auto-controle, equilíbrio, serenidade, calma, flexibilidade, resistência, força e concentração. Reduz a ansiedade e stress. Reduz o envelhecimento do corpo e a depressão.

SABIA QUE AJUDA A REGULAR O PESO?

O hot yoga também ajuda a regular o peso do corpo, pois, o calor húmido acelera a eliminação de toxinas através da sudação e, passados no máximo 20 minutos, os alunos já estão a transpirar. Este factor também traz benefícios a nível da pele, já que ajuda a eliminar as impurezas. Para além disso, este método activa a circulação sanguínea, alivia as dores nas costas e cabeça e aumenta a flexibilidade e agilidade do corpo. A nível mental, o hot yoga ajuda a reduzir a ansiedade e as tensões acumuladas no dia a dia, portanto, é extremamente relaxante depois de um dia intenso de trabalho. É uma verdadeira terapia anti-stresse.

QUEM PODE PRATICAR?

Este método de yoga pode ser praticado por jovens a partir dos 14/16 anos e não tem limite de idade. No entanto, está contra indicado em alguns casos, tais como, pessoas que tenham a tensão arterial muito baixa, pois o calor é vasodilatador e poderá baixar ainda mais a tensão.
A lista de contra-indicações abrange essencialmente indivíduos que tenham febre ou doenças infecto-contagiosas, pessoas que não possam fazer grandes esforços, doentes cardíacos e grávidas nos primeiros meses de gestação, também é desaconselhável o Hot Yoga a pessoas que não se dão com ambientes de calor húmido, mas recomenda-o a todos aqueles que gostam de calor.

Recomendações:

É importante ter conhecimento da sua condição física (lembre-se que o professor de yoga não é nem médico, nem fisioterapeuta.

É importante estar bem hidratado para beber o menos possível durante a prática. Tem que hidratar muito, mas será melhor se for por antecipação e não mesmo antes e durante a prática.

Não coma muito antes da prática. Comer antes do esforço físico pode tornar-se desconfortável por vários motivos.

Se tiver dúvidas relacionadas com a prática, fale com o professor e siga as suas recomendações. Assim também irá ajudá-lo na supervisão da aula e permitir-lhe um melhor acompanhamento da sua prática.

Se tiver problemas de tensão, quer seja baixa ou alta, procure formas de Yoga mais moderadas.

Se tiver problemas de ordem cardíaca, consulte o seu médico.

Se estiver grávida, procure formas de Yoga mais moderadas.

O Hot Yoga é um  treino para quem procura um trabalho físico completo:

Desenvolve a força.

A flexibilidade.

A tonificação muscular.

Trabalho de cardio profundo.

O Hot Yoga é para quem procura treinos cada vez mais intensos.

As nossas aulas (6)

  • Segunda

    19.00 - 20.30

    Joana Gião

  • Quarta

    18.00 - 19.30

    Renata Zanotto

  • Quarta

    19.30 - 21.00

    Joana Gião

  • Sexta

    19.00 - 20.30

    Joana Gião

  • Sábado

    10.00 - 11.30

    Renata Zanotto

  • Sábado

    11.30 - 13.00

    Joana Gião

PERGUNTAS FREQUENTES?

Senti tonturas e náuseas durante a aula e senti me muito cansado após a minha primeira aula. É normal?

É comum sentir náuseas e tonturas durante a sua primeira aula. Praticar yoga numa sala aquecida revela nos a nossa condição presente e inspira nos a cuidar melhor de nós mesmos.
Geralmente o problema é que não bebemos água suficiente durante o dia, muito menos para nos exercitar mos numa sala aquecida.
Na sala de Yoga aquecida o seu corpo precisa da quantidade adequada de água para permitir que a transpiração solte o calor do corpo enquanto você pratica.
Náuseas e tonturas também podem ser causados pela perda de dois importantes minerais quando suamos muito:o potássio e o sal.
Se se sentir desorientado ou que precisa de uma sesta após as suas primeiras aulas, provavelmente é porque o seu corpo começou a desintoxicar se como resultado da prática de yoga. Depois das primeiras aulas esta sensação vai passar. Quanto mais conseguir relaxar ao dar tudo de si durante a aula, mais energizado se vai sentir na aula e durante o resto do dia.

O Hot Yoga ajuda a equilibrar as emoções?

A yoga faz isso de várias formas. Fisiologicamente, a prática regular harmoniza os sistemas nervoso e endócrino, dois sistemas que influenciam muito no bem-estar emocional. Além disso, praticar yoga cultiva as faculdades mentais da fé, auto-controle, concentração, determinação e paciência.

Posso praticar Hot Yoga com tensão alta?

Tensão arterial instável é algo que sofre alterações bem rápidas com uma prática regular de yoga. Esta resposta rápida da pressão sanguínea é uma das maiores comprovações da habilidade da yoga de regular e sincronizar os sistemas do corpo. Se sua pressão for medida cerca de uma semana após começar a praticar yoga, provavelmente notará um leve aumento. Não fique alarmado. Na segunda semana a pressão deve estar mais próxima do normal 0ļ criarem pressão no peito, e consequentemente no coração.

Posso praticar Hot Yoga com asma, enfisema ou bronquite crônica?

A Hot Yoga é praticado em sala aquecida, o que promove o relaxamento dos músculos e nervos e é o tipo de exercício que se pode fazer com pouca ou muita intensidade, dependendo das suas necessidades.

Em outras palavras, pode fazer cada postura com o menor esforço possível, pode se sentar e descansar sempre que precisar durante a aula.

Isto vai relaxar a sua mente e ajudar a libertar tensões, toxinas e negatividade. Também fortalece o coração e os pulmões, melhorando a sua função pulmonar. Com uma prática regular, acaba por respirar mais facil e profundamente.

Como funciona o Hot Yoga?

Este estilo de yoga tem um efeito torniquete: trabalha o alongamento, equilíbrio e a criação de pressão, tudo ao mesmo tempo. O fornecimento de sangue para as artérias e veias é suspenso durante alguns segundos, criando pressão naquela área, onde uma maior quantidade de sangue começa a acumular se.
Quando a postura é desmanchada, o sangue corre em alta velocidade pelas veias e artérias, limpando-as e levando oxigênio fresco para aquela zona.

 

O Hot Yoga pode melhorar dores ou problemas na coluna?

Imagine a sua coluna como uma série de rolamentos (vértebras), um em cima do outro, cada um separado do outro por uma almofada (disco inter vertebral). Quando a coluna vertebral é novinha, todos os rolamentos são suaves e redondos, movimentando-se livremente em todas as direções, e as almofadas são fortes e grossas. Agora repare nas suas atividades diárias. Numa posição após a outra, provavelmente 95{9dc90f680f2482c58c032491b1317ea8c3500cd2d1de056e979ba409a84fdd55} do tempo, esta coluna está inclinada para a frente.

O que ocorre então é que cada vértebra das suas costas está comprimindo a sua almofada para a frente. Quando isso ocorre ano após ano, deixa de existir elasticidade na parte da frente das almofadas, enquanto que os dois lados e a parte de trás se tornaram fracos e laceados por desuso. Além disso, a falta de movimento tornou os rolamentos enferrujados. Resultado: dor nas costas, torcicolo, dor de cabeça e inúmeros outros problemas, inclusive crônicos.

A cura?! Exercício! Faça a coluna trabalhar para que a elasticidade e a força sejam restabelecidas em cada uma das almofadas e para que a ferrugem seja retirada dos rolamentos.

Posso praticar Hot Yoga se tiver problemas nos joelhos?

Se os joelhos estiverem com artrite ou machucados, a Hot Yoga costuma ajudar. Pecisa movimentar os joelhos para ajudar a circulação e o Hot Yoga colabora nisso.

Porém, é importante seguir com atenção as instruções de alinhamento de cada postura. Um centímetro em qualquer direção que faça com que o praticante saia de alinhamento pode gerar problemas nos joelhos e nos quadris.

Em algumas das posturas de pé, provavelmente será muito difícil dobrar o joelho no ângulo orientado pelo professor. Faça o melhor que puder sem sentir dor. É melhor manter o alinhamento correto dobrando 1{9dc90f680f2482c58c032491b1317ea8c3500cd2d1de056e979ba409a84fdd55} do que dobrar 100{9dc90f680f2482c58c032491b1317ea8c3500cd2d1de056e979ba409a84fdd55} desalinhado.

A Hot Yoga é boa para perda de peso?

É recomendável praticar um mínimo de dez aulas por mês para receber os benefícios da Hot Yoga, entre os quais está a normalização do peso. Como iniciante, são necessárias três aulas para que seu corpo compreenda o caminho certo rumo à postura, e dez aulas para seu corpo começar a trabalhar com as posturas. Você vai perceber uma otimização de todos os sistemas de seu corpo.
Os sistemas de digestão e respiração, assim como o endócrino, linfático e de eliminação começarão a trabalhar de forma harmoniosa. O seu apetite deve se normalizar com o tempo e seus desejos por comidas que fazem mal à saúde tendem a diminuir.

Estou grávida posso praticar Yoga?

Sim, mas apenas com o consentimento do seu obstetra. Os exercícios de yoga ajudam a preparar o corpo feminino para as mudanças físicas da gravidez e para o momento do parto.Nesse período a mudança no centro de gravidade da mulher muda, o que pode desencadear problemas na coluna. O yoga traz bastantes benefícios nesse sentido.

A prática de yoga é recomendada por todos os ginecologistas e obstetras questionados sobre o assunto. As posturas adotadas na yoga, aliadas às técnicas de respiração e relaxamento, promovem o bem-estar e preparam para a descontração no momento do parto.

Porque a sala é aquecida?

A sala é intencionalmente aquecida – entre 37 e 40 graus C – para aumentar a sua flexibilidade, aquecendo os músculos e permitindo que trabalhe mais, com menos risco de lesões.

Quando se faz Hatha Yoga no calor, o corpo fica maleável e isso vai mudando a construção do seu corpo. O calor também estimula o sistema cardiovascular e promove a transpiração que liberta toxinas do corpo (incluindo produtos químicos orgânicos, solventes, medicamentos, produtos farmacêuticos, e metais pesados).

E se eu não sou flexível?

Ao praticar Hot Yoga numa sala aquecida vai torna lo mais flexível. O mais importante é que tente da maneira correta, respeitando os seus limites e acreditando que vai superá-los.

Vai surpreender se com a rapidez que a sua flexibilidade irá aumentar com uma prática regular de Hot Yoga..

Quantas vezes por semana devo praticar Hot Yoga?

Recomenda-se praticar pelo menos 3 vezes por semana para obter o máximo benefício. Ao contrário da musculação e de outras formas de exercício, não é necessário tirar um dia de ‘descanso’ do Hot Yoga. Quanto mais se pratica, mais energia se ganha e mais surpreendentes são os resultados. Não é à toa que a maioria dos alunos, depois de um certo tempo, acaba praticando todos os dias.

Posso fazer outras atividades físicas se eu praticar Hot Yoga?

Sim, claro! Hot Yoga é o complemento perfeito para qualquer exercício ou programa atlético, além de ser um dos treinamentos físicos e mentais mais completos que existem. Por uma questão de fato, se você praticar desporto é altamente aconselhável ter uma prática regular de yoga para diminuir a chance de lesões ou ajudar na recuperação de lesões ocorridas durante a prática de outros desportos. Muitos profissionais de equipas desportivas incluíram a Hot Yoga na sua rotina.

Eu fiz a minha primeira aula de Hot Yoga. E agora?

Recomendamos que volte para fazer a sua segunda aula logo que possível, de preferência antes de completar 48 horas. O ideal é voltar no dia seguinte. Se achou a sua primeira aula intensa, lembre-se que a yoga desperta e estimula cada sistema do seu corpo. Com algumas aulas irá melhor a força, flexibilidade e agilidade.

Posso praticar Hot Yoga quando estiver menstruada?

É totalmente seguro praticar Hot Yoga durante o período menstrual.

A Hot Yoga é, na verdade, muito boa para tonificar o sistema reprodutor por provocar efeitos diretamente nos órgãos reprodutores e nas glândulas endócrinas – pituitária, pineal e tireóide, principalmente. O ciclo da mulher regulariza se e problemas de irregularidade e tensão pré-menstrual diminuem.