A medicina tradicional chinesa (MTC) teve origem na China antiga e tem evoluído ao longo de milhares de anos. Praticantes da MTC usam ervas, acupuntura entre uma família de procedimentos que deram origem na medicina chinesa tradicional.
A MTC é considerada parte da medicina complementar e alternativa em um grupo de diversos sistemas de cuidados médicos, saúde, práticas e produtos que não são actualmente considerados como parte da medicina convencional.
A MTC vê como funciona o corpo, o que causa a doença e como tratar a doença de forma diferente da medicina ocidental, enfatiza o tratamento individualizado.
Os praticantes tradicionalmente utilizam quatro métodos para avaliar a condição de um paciente:
- observação (especialmente da língua);
- ouvir / cheirar;
- perguntar;
- entrevistar, tocar;
- palpação (especialmente o pulso).
Remédios de ervas, massagem, ventosas e acupuntura são os tratamentos mais utilizados pelos praticantes da MTC.
Outras práticas incluem moxabustão, que na medicina tradicional chinesa, utiliza o calor da queima da moxa na pele ou perto dela, em um ponto de acupuntura, com a intenção de estimular o fluxo de qi e restaurar a saúde.
As terapias podem actuar de diferentes maneiras, em diversas áreas, nomeadamente:
- TUI NA – é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, moxabustão, fitoterapia chinesa e qigong. O TUI NA emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.
- Acupunctura – Ao estimular pontos específicos do corpo, na maioria das vezes através da inserção de finas agulhas de metal através da pele, os profissionais procuram remover os bloqueios no fluxo de qi (energia).
- Moxabustão – É uma técnica não invasiva que utiliza o calor gerado pela queima da erva Artemísia no tratamento de dores musculares, induzindo ao relaxamento, diminuição da rigidez muscular e provocando um aumento local da circulação sanguínea.
- Ventosaterapia – É uma técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele. Ao ser realizada esta acção, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são libertadas as toxinas existentes do sangue.
- Massagem Terapêutica (grávidas, relaxamento, detox…)
- Acupunctura Estética (emagrecimento, celulite, gordura localizada, definição muscular…)
- Terapêutica Desportiva (performance desportiva, recuperação de lesões…)
- Fertilidade (Infertilidade masculina, feminina, acompanhamento de gravidez…)
- Cessação Tabágica